quinta-feira, 18 de junho de 2009

I Colóquio Internacional Discurso e Mídia recebe Eliseo Verón na noite de abertura.


“Quando falamos em midiatização, logo se pensa em um fenômeno recente, mas, no meu ponto de vista, ele iniciou-se com a origem da espécie”, com esta frase o pesquisador e escritor argentino, Eliseo Verón (Universidade San Andrés, em Buenos Aires), iniciou a conferência de abertura do I Colóquio Internacional Discurso e Mídia, realizada na noite do dia 17 de junho, na Faculdade de Comunicação Facom/UFBA, em Ondina. Em sua fala, o autor também abordou a polêmica discussão sobre a redefinição do papel social dos meios de comunicação de massa. O evento, que segue até 19 de junho, tem na programação palestras, mesas-redondas e apresentação de 61 trabalhos de científicos e traz ainda os renomados pesquisadores Jean Mouchon (Université Paris X – França), Mirta Clara Echevarría (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina), Antônio Fausto Neto (Unisinos - Rio Grande do Sul), Sérgio Dayrell Porto (UNB – Brasil), entre outros.


Para o coordenador do colóquio, Giovando Ferreira, Verón tem uma contribuição expressiva para os estudos na área de comunicação e a própria trajetória do argentino atesta a relevância da suas pesquisas. Na conferência, Verón comprova a observação, ao fazer a platéia refletir sobre a midiatização, os novos regimes de significação e as novas práticas analíticas. Para o professor argentino, é difícil traçar uma análise sobre os meios de comunicação sem remontar ao contexto histórico, que eles estão inseridos. “Para entender o mundo, deve-se tomar como ponto de partida a compreensão dos discursos que nele estão contidos. A fala é a porta de entrada para se ter uma dimensão das representações sociais que são formadas”, explica. No entanto, o autor destaca que um os estudos precisam levar em conta que a sociedade é complexa e o coletivo de cidadãos não guarda em si uma identidade única. O professor da Universidade San Andrés encerrou as considerações, questionando o futuro e os possíveis impactos da internet no tecido social moderno.

Após a palestra, os presentes se dirigiram ao foyer da faculdade para prestigiarem o lançamento do livro “Pensar o discurso no webjornalismo” (EDUFBA), do Prof. Dr. Edson Dalmonte, que coordena o curso de jornalismo na Faculdade Social.


Boas vindas - Na noite de abertura do colóquio, os participantes receberam as boas-vidas do coordenador do evento e diretor da Facom, Prof. Dr. Giovandro Ferreira, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Maria Carmem Jacob, do representante da Reitoria, Luis Edmundo Prado de Campos e do Prof. Dr. Antônio Fausto Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário