sexta-feira, 19 de junho de 2009

Panorama da pesquisa internacional sobre Discurso e Mídia é apresentado em mesa- redonda na Facom/Ufba.

Os professores e pesquisadores Antônio Fausto Neto (Unisinos-RS ), Mirta Clara Echevarría (Universidade Nacional de Córdoba,na Argentina) Adair Peruzzolo (Universidade Federal de Santa Maria – RS) e Pedro Russi (Universidade d Brasília) apresentaram o panorama da pesquisa internacional sobre o Discurso e Mídia na mesa-redonda, que abriu os trabalhos na manhã do dia 18, no I Colóquio Internacional Discurso e Mídia, realizado na Facom/UFBA, de 17 a 19 de junho.


O debate, mediado pelo professor Edson Dalmonte (Faculdade SSocial), foi acompanhado pelo pesquisador argentino, Eliseo Verón, que, mesmo da platéia, contribui para a discussão. Com objetos de estudo localizados nas produções do fazer jornalístico e publicitário, os pesquisadores destacaram a importância do discurso social enquanto construtor das relações. O professor Adair Peruzzolo lembrou que estudar o processo comunicativo é algo além da compreensão de emissão, recepção ou produção de mensagem: “a comunicação é um convite à apresentação do mundo, conforme os contextos na qual ela está inserida”.



Esta abordagem foi enriquecida com a fala performática da professora Mirta Echevarría, que ministrou a palestra em espanhol para uma platéia, majoritariamente, de língua portuguesa. A proposta da estratégia adotada foi tratar da produção de sentido, quando a língua falada entre duas pessoas é diferente. “Uma palavra que tem um sentido específico para mim, pode não ter o mesmo significado para vocês que falam português”, explicitou. Contudo, o idioma não atrapalhou o entendimento do público presente. "Eu não falo espanhol, mas consegui entender a fala de Mirta. Foi muito esclarecedor. Ela foi feliz nos exemplos. A apresentação dela foi bastante interativa”,elogiou a jornalista Eliana Albuquerque.

Confira, aqui, a programação do dia 19:


19 de junho (sexta-feira)

9h-12h - Mesa-redonda:
Panorama da pesquisa brasileira sobre Discurso & Mídia

Prof. Dr. Antonio Heberlê (UCPEL – Brasil)
Prof. Dra. Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE – Brasil)
Prof. Dr. Elton Antunes (UFMG – Brasil)
Profa. Dra. Inesita Soares (Fiocruz- Rio de Janeiro)
Mediador: Prof. Dr. João Antonio de Santana Neto (UCSAL - Universidade Católica de Salvador)

14h-18h - Comunicações científicas (trabalhos selecionados)

18h30-20h30 - Encerramento - Mesa-redonda:
Tendências e desafios teóricos e metodológicos das atuais pesquisas sobre Discurso & Mídia

Prof. Dr. Sérgio Dayrell Porto (UNB – Brasil)
Prof. Dr. Jean Mouchon (Université Paris X – França)
Prof. Dr. Luiz Martino (UNB - Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário